Será lançado hoje o Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Literário Fernando Leite Couto (FFLC) 2021, entre os dias 14 de Dezembro e 28 de Fevereiro, dedicado à prosa. O edital do concurso será lançado, num evento a ter lugar hoje, às 10.30, na FFLC, em Maputo.
Este prémio foi instituído em 2017 e tem o objetivo de promover e premiar jovens escritores moçambicanos.
A partir deste ano, passou a ter parceria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, da Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM), da Câmara Municipal de Óbidos e do Moza-Banco.
Com o Moza Banco a apoiar o prémio, torna-se possível atribuir 150 mil meticais ao vencedor que, igualmente, terá a respetiva obra impressa pela CCPM e ganhará uma viagem a Portugal – para participar no Folio Literário de Óbidos e realizar, nessa cidade, uma residência literária. No seu regresso, o vencedor terá apoio do Camões – Centro Cultural Português, para divulgar a sua obra e orientar oficinas literárias, numa das suas delegações, em Moçambique.
O vencedor deverá ser anunciado no dia 16 de Abril de 2022, numa cerimónia, conforme os termos do número 9 do regulamento do concurso.
Exemplares da obra vencedora serão depositados no acervo da Biblioteca da Fundação Fernando Leite Couto; da Biblioteca do Moza Banco, das bibliotecas das delegações moçambicanas do Camões – Centro Cultural Português; da Biblioteca Municipal de Óbidos; da Biblioteca da Câmara de Comércio Portugal Moçambique e da Biblioteca Nacional de Moçambique, podendo ser disponibilizadas para consulta e/ou usadas em ações de formação que a Fundação Fernando Leite Couto possa promover, ao exemplo de oficinas literárias.
O primeiro vencedor deste prémio foi Macvildo Pedro Bonde com o livro de poemas “A descrição das sombras”, em 2017 e o seguinte, depois de em 2018 se ter anunciado que o júri não encontrou uma prosa que justificasse a premiação, em 2019, Otildo Justino Guido, venceu com o livro de poesia, com a obra “O silêncio da pele”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top