Itinerários para a mobilidade de artistas

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo e os Estúdios Victor Córdon (Portugal) lançam um novo do programa dedicado à internacionalização e circulação da dança designado Itinerários.

Itinerários, de acordo com a nota de imprensa recebido pelo “Mbenga”, é um programa de incentivo à criação artística, dirigido a criadores moçambicanos na área da dança.

O projeto, continua a fonte, pretende fazer dos EVC uma ponte entre países de expressão portuguesa em África e a Europa, promovendo a internacionalização e circulação destes artistas, com o objetivo de quebrar limites geográficos e realizar iniciativas que se correlacionem nos territórios associados.

O coreógrafo moçambicano Horácio Macuácua propôs um coletivo de artistas moçambicanos que integram a 1ª edição deste programa – Mai-Júli Machado, Osvaldo Passirivo e Yuck Miranda.

Este coletivo desenvolverá o seu trabalho de criação durante duas semanas de residência artística nos EVC. O processo culmina num meeting, onde se propõe uma mostra do trabalho realizado ao longo da residência a operadores culturais convidados, seguido de uma conversa acerca dos processos e realidades dos criadores.

O meeting é mediado e apresentado pelo coreógrafo David Marques. Para além deste encontro, David Marques acompanha o coletivo durante todo o período de residência, ampliando as suas vivências e possibilitando a interação e o contacto direto com artistas e atividades culturais locais.

Após a residência em Lisboa, o coletivo de artistas regressa a Maputo, onde irão apresentar o seu trabalho no final de novembro, no KINANI, Plataforma Internacional de Dança Contemporânea em Moçambique.

Com efeito, os Estúdios Victor Córdon, plataforma criativa pertencente ao OPART, reafirmam o seu diálogo com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e alargam a sua colaboração na coprodução de um programa exclusivamente dedicado à internacionalização e circulação da dança. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top