Viagem do plástico abre Gala Gala

Com a inauguração, na noite de ontem (13), da Exposição “Kathla”, do Concurso de fotografia “Viagem do plástico”, na Galeria da Kulungwana, iniciava-se a segunda edição do Festival Gala Gala, que irá decorrer até ao dia 19.

Trata-se de um desafio proposto pela Associação Kulungwana, de mostrar, através da fotografia, as rotas do plástico, após o seu uso, consumo e descarte, para dar a perceber o seu impacto ambiental e incentivar a mudança de comportamento quanto à preservação do meio.

Numa primeira fase, a Exposição “Katlha” é online, podendo ser visitada através das páginas da agremiação, por onde também é possível fazer a votação para o apuramento das três melhores fotografias do concurso, que se prevê que façam parte da exposição física no espaço da Galeria da Associação Kulungwana, sita na Estação Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em Maputo.

Para a presente edição, o concurso contou com 80 candidatos – provenientes de 5 províncias- e um total de 240 fotografias submetidas, das quais 55 foram selecionadas, pela curadoria, para a votação pública, que pode ser feita através do link https://forms.gle/EZttntjyuiPCbiB79

 Os vencedores do Concurso de fotografia “Viagem do plástico” (Exposição Kathla), serão anunciados pela Associação Kulungwana, no próximo Domingo (19), último dia do Festival Gala-Gala.

A abertura da segunda edição do Festival Gala Gala também foi marcada por música, com a apresentação online – pela Embaixada de Espanha – do concerto “Njinjiritane de D. Quixote” dos conjuntos Basadi Ba Mintsu e Meninos da Minerva.

O concerto é baseado nos adágios populares em torno do “Njinjiritane”, um pássaro muitas vezes associado a histórias para crianças, chegando a ser nome de uma rubrica do Jornal Notícias, na década 80, dedicada a histórias em quadrinhos.

Da mesma forma, reflete sobre o romance da autoria de Miguel de Cervantes, que narra a história de Dom Quixote de La Mancha, um pequeno fidalgo que perde a razão pela leitura excessiva de livros de cavalaria. É um romance que espelha o lado espiritual e nobre da natureza humana, enaltecendo o amor e honestidade.

O Festival Gala Gala é um evento multidisciplinar, que reúne várias instituições culturais espalhadas pela Cidade de Maputo, para a apresentação de arte performativa online e exposições presenciais.

Envolve centenas de artistas moçambicanos, em 18 eventos que decorrem de 13 a 19 de Setembro corrente. Conta com financiamento da União Europeia que nos últimos anos tem apoiado o sector das artes e da cultura, como comprova, por exemplo, o PROCULTURA.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top