Novo normal de Vasco Manhiça no Franco

Depois de “Pandza Show” em 2017, o artista plástico Vasco Manhiça volta com “O Novo Normal”, uma individual de pintura, a inaugurar hoje, às 18.00 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Franco-Moçambicano.  

A “expressão Novo Normal ganhou ímpeto durante a eclosão da pandemia da COVID-19 no início de 2020, trazendo consigo uma carga semântica da dimensão de hecatombe no plano político, económico e sócio-cultural no espaço global”, observa Rafael Mouzinho, curador da exposição.

Aberta até ao dia 17 de Julho, nesta exposição, Vasco Manhiça prossegue este percurso que temos visto nas últimas três exposições que realizou no país – “Black Box” (2013), “Pontos de Vista” (2015), “Pandza Show” (2017) – de questionamento social e político.

Vasco Manhiça, na sua experiência visceral, viabiliza através da sua actuação no atelier, transmutando símbolos, signos e sinais caligrafados, em sobreposição com “cut and paste”, imiscuem-se entre técnicas de pintura, gravura e monotipia, num processo simultâneo de registo do tempo que a probabilidade futura tratará de designar de “antes de…” e “depois de…”

Este artista nasceu em Agosto de 1978, em Nampula, Norte de Moçambique e cresceu no Bairro do Aeroporto, uma das muitas zonas periféricas da Cidade de Maputo, onde tudo começa a moldar-se.

É formado em design de comunicação pela ca- Medien college, Essen, Alemanha (2010) e em Design Gráfico pela Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, Moçambique (1998). Manhiça já foi destinguido com vários prémios nacionais em Moçambique à destacar:1998 – 2° Prémio – Anual MUSART (Museu Nacio- nal de Arte), Moçambique.

Em 1999 ganhou o 1° Prémio (Desenho) – Bienal TDM – Telecomunicações de Moçambique. Tem participado em vários workshops, residências artísticas e exposições internacionais na África do Sul, Alemanha, França, Holanda, Nigéria, Portugal e Senegal.

O seu trabalho está representado na colecção do Museu Nacional de Arte em Moçambique, do Museu das Telecomunicações de Moçambique (TDM) e em várias colecções privadas e públicas em Moçambique e vários outros países.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top