JARED NOTA: Quando o destino é não evitar o destino

Jared Nota é um dos nomes a se reter no cinema moçambicano. A sua técnica e visão do cinema é única. O cineasta sabe explorar ângulos pouco trilhados e perspectivas singulares, que tornam as suas obras produtos cinematográficos dignos de nota. 

O primeiro filme deste autor que eu assisti é “Ontogénesis”, que sagrou-se vencedor do prémio de melhor curta-metragem do concurso promovido pelo Centro Cultural Moçambicano-Alemão, no ano passado. No entanto, confesso que o filme que me convenceu foi a curta-metragem experimental “Evitando o Destino”.

É complicado resumir o filme, mas no essencial: A trama trás a história de dois seres que se conectaram depois de se esbararem num encontro inusitado. A conexão não é carnal, é espiritual, acontece através dos sonhos. Almas siamesas, os dois jovem tem os mesmos interesses e vagueiam solitários a procura da explicação lógica para a sua conexão. 

Ao assistir o filme de 6 minutos e vinte cinco segundos percebemos a sensibilidade deste cineasta que ainda não se aventurou numa longa-metragem, mas que pela sua perspicácia pelos passos que está a dar, tudo indica que este é um caminho inevitável. 

Sobre o som, nota-se um cuidado na escolha da trilha sonora, sendo que o autor opta por compor a atmosfera sonora de sua obra com sons que refletem as emoções que cada cena pretende exprimir.

O filme produzido pela Afro Cinemakers, foi captado por uma camera Canon 60D e editado pelo programa Davince Resolve 16 Beta 3. O domínio de aspectos fílmicos está evidencia. O realizador, que também é director de fotografia e roteirista da curta, explora planos de expressão de ambiente quando necessário, mas a sua maior intenção é a expressão dos personagens, por isso procura captar a expressão dos seus personagens. 

Outro aspecto que chama atenção é o elenco composto por actores amadores, mas que mostram que tem domínio da arte que se aventuraram a fazer. dos actores destaca-se Fleur du Desert, Elidio Nhantumbo, Ivo ‘Ivory” Alfredo e o próprio Jared Nota, que mostra que, além de realizar, escrever roteiros, também actuar.

https://netkanema.co.mz/programs/evitando-o-destino-um-curta-metragem-experimental-mocambicano-de-ficcaomp4-f9326eVer o Filme aqui:

https://netkanema.co.mz/programs/evitando-o-destino-um-curta-metragem-experimental-mocambicano-de-ficcaomp4-f9326e

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top