Um alento: Mafalala no Top da norte-americana TripAdvisor 2020

Enquanto questiona-se, preocupado, sobre como pagar salários aos colaboradores com tudo parado por causa da pandemia, o smartphone do Ivan Laranjeira vibrou com uma notificação inesperada: Mafalala Walking Tour vence o prémio “Travelers’ Choice” 2020 do TripAdvisor, na categoria de Excursões e Caminhadas.

“Mafalala Walking Tour (visita guiada) é reconhecido como o vencedor do prémio “Travelers’ Choice” para 2020”, leu Ivan Laranjeira, ainda a absorver a informação. Sem repousar o telemóvel, prosseguiu: “Este prémio é atribuído com base no somatório de um ano de comentários de viajantes no TripAdvisor”.

O facto estava consumado, a maior rede social para a divulgação do turismo no mundo reconhecia, de forma espontânea, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação IVERCA, da qual o Ivan é presidente, há 10 anos.

“É sempre bom termos boas notícias e sabermos que o trabalho, o empenho e esforço está a ser reconhecido por aqueles a quem estamos a servir”, assumiu ontem, horas depois de saber da proeza, em conversa com o “Mbenga”, através do Whatsapp.

Este prémio, afirmou, é resultado da interação com os viajantes, turistas que realizam o Walking Tour, que consiste na experiência de percorrer a Mafalala, um bairro histórico da periferia da cidade de Maputo, a visitar locais onde residiram alguns protagonistas da edificação do país.

Fotografia de Mário Cumbana

Só para citar alguns exemplos, guiados pelo próprio Ivan Laranjeira ou Samuel Rodrigues Chembene – entre outros guias -, os turistas são levados a conhecer as casas onde moraram figuras como Samora Machel, Noémia de Sousa, Fany Mpfumo, o primeiro campo onde Eusébio praticou futebol…

O Walking Tour, para além de ser uma visita a algumas páginas da História, é igualmente a possibilidade de experienciar (no sentido antropológico) as vivências das várias culturas que coabitam a Mafalala, com particular destaque para as etnias Emakua – vinda, maioritariamente, da Ilha de Moçambique – praticante do Tufu e XiRonga, nativos.

Sem encenações, o bairro é apresentado tal qual é, as mamanas a vender pão com badjias, djalibo, ti-fiosse, os becos estreitos de zinco enferrujado, as casas de madeira e zinco, o mau saneamento. A Mafalala natural, onde o visitante observa sem alterar as rotinas do quotidiano dos seus residentes.   

A premiação, reconheceu Ivan Laranjeira, que é ainda director do Museu Mafalala (projecto que sintetiza o trabalho da IVERCA ao longo de uma década), coloca desafios em relação ao futuro, considerando o facto do mundo estar a atravessar uma pandemia.

“O esforço anterior vai ter que ser redobrado, não vai ser fácil”, disse-nos Laranjeira, a olhar para a dificuldade que será, quando tudo isto acabar, o contacto com o turista e recuperar a confiança para fazer as actividades.

Fotografia de Mário Cumbana

“Começamos a nos ressentir da falta de turistas ainda em Janeiro do ano passado, mas foi a partir de Março que deixamos de os poder receber”, disse o presidente da IVERCA, antes de assumir que “é um alento ter sido por escolha dos visitantes”.

Os vencedores deste prémio caracterizam-se por receber de forma consistente e regular excelente feedback dos viajantes, colocando-os entre os melhores da hotelaria e turismo no mundo.

A rede social Tripadvisor é a maior plataforma de viagens do mundo, ajuda 463 milhões de viajantes por mês a fazerem das suas viagens as melhores viagens.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top