Poeta Militar publica “A Ilha dos Mulatos” seu primeiro livro de prosa

 Já está disponível “A Ilha dos Mulatos”, livro de Sérgio Raimundo ou Poeta Militar, obra vencedora na 3.ª edição do Prémio INCM/Eugénio Lisboa. O romance sai sob chancela da Imprensa Nacional de Portugal.

“O autor entrelaçar criatividade e originalidade, com a gestão da polifonia e de fluxos de consciência, numa narração que convoca à preservação da memória sobre a Ilha de Moçambique”, desta forma o júri justificou a atribuição do prémio.

A estreia de Sérgio Raimundo na prosa narra a história de uma família luso-descendente, que vive na Ilha de Moçambique, uma ilha em vias de desaparecer. No enredo há mortes e investigação o que aproxima a narrativa a um policial e onde cada personagem é dona da sua própria narração.

As águas do mar aos poucos foram comendo a Ilha de Moçambique. “O silêncio começou a habitar toda a Ilha; já não era uma ilha, mas sim uma ruína de pedras gastas pela água do mar e lapidadas pelas mãos do vento. […] Da porta branca da Fortaleza de São Sebastião restava apenas um pilar que tinha mais ferros que cimento. Era por aquela porta que a água, costurada em tecidos de ondas, se movia sem precisar de chave para entrar. Enquanto entrava podia ouvir-se passos de outra água saindo apressada” – lê-se no anúncio da publicação.

O romance reflete, descreve a Imprensa Nacional de Portugal, ao mesmo tempo, a atualidade moçambicana, retratando situações como a homossexualidade, o adultério, os efeitos de algumas doenças incapacitantes e a violência a que estão sujeitas as populações numa alusão aos recentes ataques em Cabo Delgado.

Quanto ao autor, Sérgio Raimundo, nasceu em 1992, em Maputo. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane. Atualmente trabalha como colunista, jornalista, crítico de literatura e cinema. Em 2015, publicou Avental de um poeta doméstico.

De recordar, por fim, que o Prémio INCM/Eugénio Lisboa visa selecionar trabalhos inéditos de grande qualidade no domínio da prosa literária e, além de uma componente pecuniária, contempla a publicação das obras distinguidas em cada edição, incentivando desta forma a criação literária moçambicana.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top