Kugoma: “Em Casa” – das salas para a nuvem

O KUGOMA – Fórum de Cinema Moçambique é o evento de cinema que marca o calendário cultural moçambicano, em Agosto. Este ano na 11.ª edição, o KUGOMA decorrerá de 24 a 30 de Agosto, no formato “Em Casa” – respondendo à necessidade de prevenção do COVID-19 – com sessões e actividades on-line, na televisão e na plataforma VOD moçambicana NetKanema.

Em 2020, o KUGOMA é organizado e produzido pela Associação Amigos do Cinema em Moçambique que assumiu também, no início do ano, a organização da Semana de Cinema Africano, e conta com produção executiva da Maxfilm Creative.

Assim, esta 11.ª edição, entra na fase da programação das sessões de filmes, que decorrerão na semana de 24 a 30 de Agosto, nas redes sociais Facebook e Youtube do próprio KUGOMA e dos parceiros – o Centro Cultural Franco-moçambicano, o Centro Cultural Moçambique-Alemanha -, na Televisão de Moçambique, STV e na referida plataforma digital.

Será um total de oito (8) sessões dos quais incluem 3 documentários de 52 minutos, filmes de Moçambique, Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Brasil, filmes sobre dança e sobre música, um conjunto de curtas com temática LGBTQ, e sessões de programação juvenil que habitualmente são exibidos no “Kugoma Escolas”, na TVM e na STV. Parte da programação resulta de parcerias estabelecidas com o 4º concurso de curtas-metragens do CCMA e o Mobile Film Festival Africa, com curtas da Costa do Marfim, Burquina Faso, Algéria, Guiné e Marrocos.

A AAMCM oferece o prémio “NOVOS AUTORES”, com cinco (5) pré-seleccionados; Ivan Barros, Nildo Essá, Ernânio Mandlate, Tina Krueger/David Aguacheiro e Rupia Júnior/Milton Tinga.

E este ano, o KUGOMA introduz o prémio “NOVOS AUTORES PALOP-TL” oferecido pela Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL, também com cinco (5) pré-seleccionados; Chissana Magalhães, Abel Monteiro, Lara Plácido, Guenny Pires e Welget Bungué. Os vencedores serão divulgados no dia 30 de Agosto.

 Como habitualmente, o KUGOMA apresenta ainda o “Cine-concerto”, encontro entre a História do cinema mundial e um grupo de compositores/músicos moçambicanos Euclides Anatolly, Catarina Domingues e Nelson Mandlate.

Este ano , oferecido pelo CCFM, o cine-concerto “As Viagens de George Méliès” exibirá três curtas do cineasta-ilusionista francês de 1902, e a sessão será exibida no dia 29 de Agosto, em exclusivo e em simultãneo, nas plataformas do CCFM e do KUGOMA.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top