Mudungaze participa no Fuori Visioni

O artista plástico moçambicano Mudungaze vai participar na próxima edição online do Fuori Visioni 6, um festival de arte contemporânea, performance, dança e teatro, que se realiza entre os dias 11 e 15 de setembro.

Mudungaze estará representado com o trabalho Views of society, desenvolvido em julho de 2019 numa residência artística no Centro de Investigação Artística – Hangar, em Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O artista plástico moçambicano Mudungaze vai participar na próxima edição online do Fuori Visioni 6, um festival de arte contemporânea, performance, dança e teatro, que se realiza entre os dias 11 e 15 de setembro.

Mudungaze estará representado com o trabalho Views of society, desenvolvido em julho de 2019 numa residência artística no Centro de Investigação Artística – Hangar, em Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Com formação na área da comunicação e documentação e arquivo, Mudungaze, nome artístico de Hélder Manhique, interessou-se pela área da dança, tendo produzido documentários para o Ministério da Cultura de Moçambique sobre o uso de máscaras nos vários tipos de danças do país. Autodidata, começou a esculpir e a produzir peças com objetos considerados desperdício – restos de metal e de lixo –que foi recolhendo e colecionando ao longo da vida.

Expôs pela primeira vez em 2017 no Centro Cultural Moçambicano-Alemão, ao lado de artistas moçambicanos já consagrados. “Eu tinha uma mensagem que devia ser “exposta”. Vamos perder o planeta com a quantidade de lixo que produzimos. Eu não modifico os materiais que uso, para que se veja a forma como os materiais são dispensados.” Desde então tem recebido convites para exposições dentro e fora do seu país, tendo sido o artista convidado para representar Moçambique na Expo 2020 Dubai, evento entretanto adiado em virtude da pandemia provocada pela Covid-19.

No âmbito do apoio à mobilidade de artistas dos PALOP da Fundação Gulbenkian, Mudungaze integrou uma residência artística na Maria Augusta produções, da Companhia de Teatro de Braga em 2019, que resultou em duas exposições. Nesse ano, participou ainda numa residência no Hangar, em Lisboa, onde concebeu a obra que agora será apresentada no festival italiano, Views of society, que representa a perspetiva do autor sobre a crise social e de valores que o mundo atravessa.

(Fundação Calouste Gulbenkian)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top