Kugoma este ano é “em casa”

O KUGOMA – Fórum de Cinema Moçambique este ano será “Em Casa”, em resposta as medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-19.

A de 24 a 30 de Agosto a presente edição terá sessões e actividades On-line, em TV e na Plataforma VOD moçambicana NetKanema.

“No contexto de 2020, não será possível realizar as sessões presenciais do KUGOMA, nas salas de espectáculos e nos bairros da cidade, o que levou a nova equipa de produção a trabalhar em alternativas de exibição para um público que, se encontrará ̔̔̕Em Casa̕”, lê-se no comunicado de imprensa que chegou ao “Mbenga”.

Com efeito, esta 11a edição, inicia “A caminho do KUGOMA 2020” com uma programação de debates e workshops.

São dois debates nas redes sociais do festival: PLATAFORMAS VOD nos PALOP – Tellas e NetKanema, com convidados de Moçambique e Angola, a 13 de Agosto e A REDE DE CINEMA E AUDIOVISUAL PALOP-TL, com convidados de Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe, a 20 de Agosto.

A programação inclui igualmente dois workshops live (por inscrição): PITCH, PUSH & PULL – como constituir o dossier dum projecto audiovisual, com João Ribeiro, de Moçambique, a 15 de Agosto e PITCHING – técnicas para a apresentação de projectos audiovisuais, com Júlia Alves, do Brasil, a 22 de Agosto.

As sessões de filmes acontecerão na semana de 24 a 30 de Agosto, nas redes sociais Facebook e Youtube do próprio KUGOMA, e dos parceiros, o Centro Cultural Franco-moçambicano, o Centro Cultural Moçambique-Alemanha, a Televisão e Moçambique e a plataforma NetKanema.

Será um total de nove  sessões, sendo uma destas a programação juvenil habitualmente exibida no “Kugoma Escolas” e as restantes séries de filmes africanos de Moçambique, dos PALOP e da diáspora, com a atribuição dos “Prémios NOVOS AUTORES”, este ano com a 1ª edição do Prémio PALOP-TL oferecidos pela AAMCM e pela Rede Cinema e Audiovisual PALOP-TL, respectivamente.

Como habitualmente, o KUGOMA apresenta também o “Cine-Concerto”, encontro entre a História do cinema mundial e um grupo de compositores/músicos moçambicanos, este ano com o título “As Viagens de George Méliès” com três curtas do realizador francês, dos anos 1900, este ano oferecido pelo CCFM.

Em 2020, o KUGOMA é organizado e produzido pela Associação Amigos do Cinema em Moçambique que assumiu também, no início do ano, a organização da Semana de Cinema Africano, e conta com produção executiva da Maxfilm Creative.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top