(LIVE) ARTE NO QUINTAL: Do cepticismo dos artistas ao posicionamento do ministério

O pesquisador em Estudos Culturais, Belarmino Lovane, irá transmitir no próximo dia 18 de Maio (às 14h), na página do Facebook “Connect Cultural – Belarmino Lovane” uma conversa com o Director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Dr. Ivan Bonde para esclarecer as diversas questões em volta do projecto “ARTE NO QUINTAL”, lançado no último dia 11 de Maio. Um projecto que surge em resposta ao encontro que a MICULTUR manteve, em Março, com artistas e promotores de eventos, com o propósito de traçar acções concretas para a mitigação do impacto da COVID-19 no sector cultural.

Desde o lançamento do projecto, algumas vozes ligadas ao sector têm apresentado questionamentos sobre a efectividade da iniciativa. Entre as várias inquietações, questiona-se sobre os critérios de selecção dos artistas; os procedimentos de inclusão dos artistas das províncias “fora de Maputo”; a inclusão do sector privado; os critérios de transparência e monitoria, etc.

Segundo Belarmino Lovane, a ideia da conversa surge depois de ter notado uma série de questionamentos por parte dos artistas nos últimos dias “existe um cepticismo por parte dos artistas, há questões que necessitam de respostas e acho normal num processo novo. O mais importante é fornecer respostas oficiais e pretende-se através desta iniciativa ajudar a esclarecer as diversas inquietudes” Disse o pesquisador.

“A espectativa é colher junto do Ministério respostas concretas para dissipar equívocos e julgo que será importante para a classe artística, principalmente numa época que existe diversas especulações, nada melhor que o director do sector para dissipar estes equívocos” sustentou Lovane.

ARTE NO QUINTAL é um projecto que tem como objectivos: incentivar a produção; contribuir, através das artes e cultura, na consciencialização da sociedade sobre as medidas preventivas da COVID-19; e dotar os fazedores das artes de meios alternativos para enfrentarem os efeitos negativos decorrentes da pandemia. A mesma, está igualmente alinhada com o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024), assim como com outras intervenções no âmbito do combate e resposta à COVID-19.

Uma parte da conversa, será transmitida e analisada no programa “Juntos à Tarde” da TVM Internacional, às 15h do mesmo dia e estará disponível nas plataformas do Mbenga (parceiros de divulgação).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top