Grito de Quissanga na Música de Nené Cossa

A MODIGI – Distribuição Digital, disponibiliza nas principais plataformas de download e streaming, o single “Quissanga” do baixista, produtor e compositor moçambicano Nené Cossa, feita em homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Cabo Delgado, concretamente no distrito de Quissanga.

As atrocidades, naquela província nortenha, têm provocado mortos, feridos e prejuízos materiais incalculáveis desde 2017. Frequentemente, os meios de comunicação social nacionais e estrangeiros têm retratado a situação dramática que está a deslocar milhares de moçambicanos.

“Foi através de imagens tristes e chocantes que passaram nas redes sociais e televisão, onde um grupo de insurgentes atacava e tomava de assalto o distrito de Quissanga, deixando vários mortos e feridos, que tive a ideia de compor a música”, revelou Nené Cossa. O baixista disse ainda que o incidente mexeu consigo, daí um grito esta forma de música.

No tema “Quissanga”, Nené Cossa pretende transmitir energias positivas e incutir o espírito de solidariedade e força a todos moçambicanos para suportar os momentos difíceis que o país e o mundo vivem.

“Pretendo com a música despertar o espírito de paz e solidariedade entre os povos africanos e do mundo” Salientou o baixista moçambicano.

Este trabalho de Nené Cossa mostra que as artes, em especial a música, têm um papel fundamental na transmissão de mensagens incentivadoras e de solidariedade. A finalidade “Quissanga” é de despertar o povo para uma realidade que atinge parte de Moçambique, mas que deve ser visto e sentido como um problema de todos os moçambicanos.

“A arte pode ajudar como um veículo de sensibilização e comunicação. Através da música podemos fazer chegar a informação com mais facilidade e num ambiente mais descontraído” fechou Cossa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top