José Castiano discute Ubuntu em tempos de Covid-19

O Ciclo de palestras “No Gume da Palavra”, iniciativa da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), receberá às 18.00 horas do dia 19 de Maio a palestra “Reinventar o Humanismo Ubuntu para Resistir ao COVID-19”.

A conversa será orientada pelo filósofo e docente da Universidade Pedagógica de Maputo José Castiano, com moderação do poeta Nelson Lineu, através da plataforma de comunicação ZOOM Cloud Meeting.

Na ocasião, o filósofo e docente da Universidade Pedagógica de Maputo, irá estimular uma reflexão sobre os impactos sociais da pandemia da Covid-19 e propor vias de para uma possível resistência humanitária no mundo.

“A pandemia do novo coronavírus não conseguiu parar, no seu todo, os encontros e os debates literários tão necessários quanto indispensáveis nestes tempos em que a sociedade está obrigada a distanciar-se”, lê-se no convite da AEMO.

De acordo com a agremiação, durante o período do estado de emergência, a internet mostra-se uma alternativa para manter as suas actividades, entre elas, o ciclo de debates e palestras denominado “No Gume da Palavra”.

Conforme o comunicado de imprensa esta opção vem com a vantagem de poder concentrar um público como, por exemplo, residentes de pontos distantes da cidade de Maputo.

Neste modelo de realização de eventos a AEMO estreou-se no dia 15 de Abril, com o debate “Poéticas do caos – Entre a Faticidade e o Absurdo na Literatura Moçambicana” conduzido pelo filósofo e crítico de arte Dionísio Bahule, seguido da palestra, realizada no dia 24 de Abril, proferida pelo Aurélio Ginja, docente da Universidade Politécnica em Maputo, sobre à obra vencedora da 2.ª edição do prémio Literário Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)/ Eugénio Lisboa, em 2019, intitulada “A Saga d’Ouro” de Aurélio Furdela.

O perfil académico de José Castiano é o de um pensador irreverente. Seu percurso académico posterior incluiu, a Licenciatura em Filosofia (Universidade de Greifswald) e o Doutoramento em Sociologia (Universidade de Hamburg), ambos com a especialidade na área de educação.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top