Exercícios da Retina Sob as Idades do Vento de Jaime Munguambe

0
341
As idades do vento - Jaime Munguambe
As idades do vento - Jaime Munguambe

Texto de Hirondina Joshua

Revelam-se os lugares mais sensíveis quando se toca a pele da escrita, ela própria é um professor com matérias inacabadas.

O que é um livro?

O som do vento vai se descobrindo sem idade. A idade sem o vento. É como se o vento e a idade tecessem novas formas para existência. Depois do vento não há nada, aliás depois do vento há alguém ainda à espera. De onde vem e para onde vai um poema?

As mãos talvez saibam já que elas escrevem de vez em quando sobre as estações do mundo. Quem para ouvir as respostas? O encanto da poesia. A coisa da substância inatingível mas chegada sem ser tida. Os escombros de um dialecto qualquer a ferver.

***

Jaime Munguambe nasceu em Maputo, no dia 27 de Outubro. É membro do Movimento Literário Kuphaluxa, onde exerce actualmente a função de editor da Página de poesia na Revista Moçambicana e Lusófona – Literatas.
Tem colaboração dispersa em vários espaços de publicação literária; colabora em antologias, revistas, jornais e blogues de publicação literária a nível nacional e internacional. Em Moçambique colaborou no Jornal Debate, na Revisa Petro-Notícias, Soletras, Índico…
Tem textos publicados na Zúnai – Revista de Poesia e Debates (Brasil), na Revisa de Artes e Letras Pi2 (Brasil). Em parceria com o Circulo dos Escritores moçambicanos na diáspora caloborou na edição especial da Revista Cultural Licungo (Portugal). Tem textos publicados em Revista e Antologias na Espanha e Alemanha. Colaborou na Letras y Artes de América Latina (2014).
Em 2009 foi agraciado com o Prémio Recital de Poesia do Conselho Municipal da Cidade de Maputo; umprojecto da Visão Juvenil em parceria com a Associação dos Escritores Moçambicanos. E, em 2015 vence o Prémio Literário do Banco de Moçambique na categoria de poesia com o livro “As Idades do Vento” (2016) editado e publicado pela Fundação Fernando Leite Couto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here