“A noite das hienas” em Maputo

A PARTIR de um diálogo entre “Babalaze das hienas”, de José Craveirinha e “A noite dos visitantes do dramaturgo” do alemão Peter Weiss, o encenador Fernando Mora Ramos montou uma peça de teatro.
O espectáculo leva o título de “A noite das hienas” e vai ao palco do Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, às 18:00 horas, nos dias 18 e 19, do mês em curso.
Trata-se de um trabalho de dois anos, que envolve o Teatro da Rainha, de Portugal, e a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A montagem desta peça teatral acontece depois de Fernando Mora Ramos, o director do Teatro da Rainha, ter orientado, ano passado, em Maputo, um workshop de encenação e dramaturgia aos estudantes da ECA.
“A noite das hienas”, na estreia, terá 50 minutos. O enredo desenrola-se numa palhota, a retratar as circunstâncias por que passa uma família camponesa pobre.
O caos instala-se, quando a palhota dos camponeses é assaltada por dois homens, um de cada vez, que vão retirar à família o pouco que foi juntando com muito sacrifício, com violência, que causa alguns assassínios.
Nisso, dois miúdos, vítima da ambição dos “predadores”, têm de aprender a sobreviver sozinhos.
Como assistente de encenação “d’A noite das hienas” está Venâncio Calisto, que, muito, recentemente, actuou no espectáculo “A cidade dos pássaros”, do Teatro da Rainha, em Portugal.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top