Sol de Carvalho recebeu Prémio António Loja Neves do cinema lusófono

O realizador moçambicano, Sol de Carvalho, distinguido na primeira edição do Prémio António Loja Neves, pelo filme “Mabata Bata”, recebeu, na semana passada, o galardão, em Lisboa, segundo anunciou a Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC).

“Este é um prémio, que visa homenagear o cinema africano de expressão lusófona e, de forma póstuma, um grande promotor destas cinematografias”, lê-se no comunicado da FPCC, referindo-se ao realizador, crítico e cineclubista, que dá nome ao galardão, atribuído este ano pela primeira vez.

Co-produzido pela Promarte e a Bando à Parte, “Mabata Bata” é “um filme que se destaca pela sensibilidade do seu olhar humanista e solidário e pela actualidade da sua temática, mesclando com inteligência e delicadeza a tradição cultural africana com as feridas recentes e ainda não saradas da guerra civil em Moçambique”, disse o júri constituído pela programadora Isabel Santos, o realizador Luís Filipe Rocha e pelo presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso.

Atribuído “em co-produção com a Medeia Filmes”, o prémio foi entregue, no Espaço Nimas, em Lisboa, antes da exibição do filme, com  a presença de Sol de Carvalho e do produtor Ricardo Freitas, indica o comunicado da FPCC.

Baseado no conto de Mia Couto “O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata”, o filme fala de Azarias, um jovem pastor, “que um dia vê o seu melhor boi, Mabata Bata, explodir”, por causa de uma mina terrestre.

Com fotografia de Jorge Quintela, “Mabata Bata” é protagonizado por Emílio Bila, Wilton Boene e Medianeira Massingue.

O realizador João Luís Sol de Carvalho nasceu na Beira, em 1953, cresceu em Inhambane, estudou cinema no Conservatório Nacional de Lisboa, e trabalha como jornalista, editor, fotógrafo e produtor.

O Prémio António Loja Neves, criado pela FCCC, para homenagear o realizador e cineclubista, visa “promover e premiar a cinematografia produzida nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, segundo o regulamento.

António Loja Neves, jornalista, escritor, realizador, programador e cineclubista, morreu em Maio de 2018, aos 65 anos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top