Maputo no circuito do cartoon mundial

MAPUTO poder ser a cidade africana que passará a acolher regularmente as exposições do Save the World Press Cartoon, que é o novo salão temático do World Press Cartoon, baseado em Lisboa, Portugal.

O anúncio foi feito há dias por Rui Paulo da Cruz, director do World Press Cartoon, à margem da inauguração, na capital do país, da mostra World Press Cartoon 2018 (Os Melhores Cartoons do Ano). A exposição do melhor cartoon mundial está patente até ao dia 23 deste mês no “Camões”.

A escolha de Maputo para esta iniciativa tem que ver com o facto de haver preocupação com questões artísticas e ambientais, sobretudo iniciativas de grupos da sociedade civil, juvenis e que têm uma intervenção dos artistas nacionais.

“Moçambique é o único país africano que está a abrir-se para estas iniciativas e tem uma longa tradição de artes plásticas”, disse a justificar a opção por Maputo.

Há muita curiosidade para estes temas, prosseguiu, observando igualmente que a África do Sul, que tem uma economia forte e um sector cultural consolidado, pode ser o outro país a entrar na equação, pois considera-se que ajudará a prestigiar esta mostra.

“Save the World Press Cartoon pretende ser um salão temático, mas que vai premiar trabalhos feitos em torno do ambiente”, esclareceu Rui Paulo da Cruz.

O objectivo, conforme o director, é que ocorra anualmente uma reunião do júri, numa determinada cidade do mundo, e a mostra poderá acontecer em três ou quatro cidades dos diferentes continentes do mundo em simultâneo.

“Optamos por esta via para simbolizar que não é um programa nacional, mas global, que afecta os cidadãos do mundo, todos têm de fazer a sua parte”, concluiu.Esta é a terceira vez que Moçambique acolhe a mostra do World Press Cartoon. As duas anteriores foram nos anos 2011 e 2013, no mesmo palco, “Camões”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top