”Contrata-se designer”

0
247

Hoje, o Centro Cultural Brasil Moçambique (CCBM), em Maputo, pelas 17 Horas, acolhe o debate “Por quê “Contrata-se um Designer”?”.

O evento terá como oradores: Gina Matapisse (Designer e diretora geral da M3), Marlon Magalhães (Designer na Grow), Sofia Salgueiro (Directora Administrativa da D’Arte Design) e Abel Baloi (Consultor e Director Criativo).
O debate será moderado por Mélio Tinga (Co-fundador da DESIGN Talk e Editor da DEZAINE) e a nota conceptual será feita por Sérgio Langa (Pesquisador e Artista Plástico).

O evento é motivado pelo exagero nos requisitos solicitados por empresas, agências, estúdios criativos para a contratação de designers (maioritariamente de Comunicação.
“Em muitos dos casos quando se elabora a lista de requisitos necessários não se tem compreensão do assunto, ou então se é motivado pela propalada crise financeira, pretendendo-se ter “dois em um”.
Quer-se, no debate, discutir a necessidade de diferenciação e delimitação de funções e tarefas.
Designer, prossegue a explicação do comunicado, não é artista, não é programador, não é gestor de media social. Não está aqui em causa a questão de um designer ter múltiplas habilidades.

“Contrata-se um Designer” é um encontro entre designers, gestores, administrativos e outros profissionais envolvidos no processo de contratação de profissionais do campo de design.
O objectivo fulcral do debate é reflectir sobre problemas encontrados para a descrição realística do perfil para cobertura de vagas, em agências, estúdios e empresas de comunicação.
Por outro lado, pretende-se despertar um pensamento crítico e interveniente nos designers, como principais intervenientes no processo de selecção profissional.

Este evento, conforme a organização, é organizado no âmbito dos 730 DIAS DE CRIATIVIDADE (2 anos) da DESIGN Talk, comemorados anualmente a 29 de Junho, data que marca o início da plataforma.

Durante o evento está igualmente prevista a apresentação da edição especial da Revista DEZAINE, que já vai a 6ª edição e conta com mais de 3.000 leitores espalhados em mais de 10 países.

DESIGN Talk é uma plataforma física e digital de serviços, conteúdos e eventos criativos voltados para design.
Centenas de espectadores já estiveram nos eventos DESIGN Talk, desde 2017.
Os participantes têm oportunidades para conectarem-se a novos mercados, desenvolverem novas habilidades e competências, fortalecer o seu networking e conhecerem pessoas numa perspectiva de criação de sinergias.

Entre conferências, seminários, workshop’s e palestras, os participantes nos eventos DESIGN Talk são estimulados a serem, não apenas espectadores, mas parte do processo.
DEZAINE é uma Revista de Design, Criatividade e Inovação, propriedade da DESIGN Talk, fundada em Março de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here